Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

27 de abr. de 2012

PROIBIÇÃO NA UMBANDA E OUTRAS RELIGIÕES


Chega a ser engraçado como as ideias surgem, não é? Ontem eu estava escrevendo um texto para a publicação de hoje, mas a inspiração me faltava - escrevia sobre a festa de Ogum e reabertura da Federação Umbandista Caboclo Cobra Coral e Iansã, que em breve será publicado aqui. Mas sem a devida inspiração o texto perde o seu conteúdo, tornando-se apenas forma. Fechei a janela e saí, fui ao mercado sob uma chuva que começava a ganhar volume quando passei por duas senhoras que, pelos trajes, me pareciam evangélicas e conversavam sobre algo que não entendi o que era - e realmente não importava - até que uma delas diz:

"(...)ela ainda não pode fazer porque a igreja não permite isso(...)"

Parei um pouco para pensar sobre isso. É realmente uma incumbência da religião decidir o que um fiel pode ou não fazer? Podemos restringir o livre arbítrio da pessoa a esse ponto? Que eu saiba, não. É trabalho da religião mostrar o melhor caminho, servir de guia, de professor a formar pessoas de bom senso, capazes de distinguir o que é certo ou errado em cada situação.

Na Umbanda pregamos a Lei do Retorno, ou seja, tudo o que uma pessoa, pensa, faz ou deseja para o próximo acaba voltando contra ou a favor de si. É responsabilidade de cada um as suas ações, bem como as glórias e penalidades por elas. É obrigação da Umbanda, dos Orixás e dos zeladores da casa manter o diálogo com os filhos afim de alertá-los sobre os perigos de suas decisões, mas daí a dizer que um filho está proibido de fazer esta ou aquela coisa, por pior que seja, isso Orixá nenhum faz - de Ogum ao Cigano, do Boiadeiro à Oxum. eles te dirão que é errado ou até que não podem ajudar, que você estará sozinho nessa.

A decisão de errar pertence a cada um. À religião cabe a obrigação de alertar, não o direito de proibir.

Axé.

2 comentários:

  1. Boa tarde! No que se diz respeito às mudanças corporais (tatuagem, piercings e tingir os cabelos de cores exóticas) entram neste mesmo critério?

    Um abraço

    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi irmã. Tudo o que você faz fora do terreiro é de responsabilidade sua. Seus guias e zeladores tem a obrigação de te alertar (desde que consultados previamente) sobre os maus passos que você poderá dar. Contudo a decisão (e a responsabilidade) é sua.

      Excluir