Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

20 de ago. de 2013

Namoro na Gira parte 1: é proibido?

Irmãos de santo podem dar certo como casal?
Olá irmãos umbandistas, tudo bem? Como está a trilhada de cada um?

Há algumas semanas eu perguntei em nosso Facebook e Twitter sobre namoro entre filhos de uma mesma casa, se era permitido, os prós e contras, as experiências de cada um etc. O texto que segue é feito primordialmente com base no que vivi e também com base nas respostas de nossos irmãos, portanto este artigo é quase puramente de opinião, ou seja, a minha visão sobre o tema. Todos vocês são livres para discordar, o que é muito bom também!

A Umbanda é livre e pautada pelo bom senso, ou seja, cada um pode adotar a conduta que quiser e com certeza vai arcar com o peso de suas decisões. Isso vale para todos os níveis hierárquicos do templo, desde o institucional (as regras da casa em si) até o individual (indicações de comportamento ou o comportamento em si pautadas pelos dirigentes e demais membros). Com base nisso, podemos ver que não adianta ficar proibindo nada, sendo que se a pessoa quiser fazer, ela fará. Já falamos sobre isso anteriormente, leia aqui.

Em relação aos relacionamentos amorosos (paqueras, namoros, casamentos etc.) entre os filhos do mesmo terreiro, cada casa tem a sua postura, há aquelas que proíbem e as que simplesmente estão nem aí, deixando a cargo da consciência de cada um.

Eu, Pai Cláudio, conheço inúmeras casas e a maioria delas permite que seu filhos namorem, mas com ressalvas. O namoro é entre os indivíduos, os cidadãos, os filhos de santo são irmãos em espírito, devem permanecer alheios aos sentimentos conjugais como a posse, ciúmes, controle, reporte dos passos, restrições de convívio, zelo excessivo e afins. Dentro da corrente a pessoa tem que se doar de forma integral e irrestrita à causa umbandista. Nada além. Foco total na gira.

Concordo com essa prática que é perfeita, ao meu ver, em teoria e por isso exige controle rígido dos dirigentes, carnais e espirituais, para que o casal não desvirtue a liberdade que lhes foi concedida e acabe fazendo do terreiro a extensão de suas casas, importando brigas, desconfianças e demais problemas que nada mais farão além de tirar a mente do umbandista daquilo que realmente interessa: a gira.

É por isso que há casas de Umbanda que proíbem todo e qualquer tipo de envolvimento amoroso entre seus filhos, afinal se a pessoa não te bom senso para separar os ambientes espiritual e social, não merece ter esta liberdade e a chance de estragar uma amizade ou o bom convívio no terreiro. Geralmente as casas que adotam este tipo de proibição já sofreram muito com os malefícios de ter de intervir em brigas de casais. E isso se torna mais agudo quando os Guias tem de intervir. Mas isso é assunto para o próximo texto...

Em suma, ninguém namora um irmão de santo, namora um cidadão, alguém fora da gira, pois dentro do terreiro somos todos livres dessas exigências maritais, tendo apenas a necessidade de foco nos trabalhos espirituais e em tudo o que eles representam. Não confundam as coisas jamais!

Axé.

50 comentários:

  1. Ola gosto mto de seus artigos, gostaria que falasse um pouco sobre os ciganos e cartomantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio Corrêa bom dia para o senhor sou um homem comum mas tenho todo o respeito pela umbanda inclusive estou afim de uma garota que e da Umbanda eu posso namorar com ela? gratidão 🙏🏽

      Excluir
  2. Boa tarde!!! Gostaria de saber sobre Bori e Odus.

    ResponderExcluir
  3. Minha ex namorada é minha mãe de santo. É que no inicio do namoro ela ao menos imaginavva que "herdava" um dom. 2 anos se passaram e ela veio a descobrir que era medium e com o passar do tempo "alguns meses" ela veio a se tornar Mãe de santo. Acabou que terminamos e hoje tenho ela como uma amiga, mas pelo titulo de ex namorada acaba que evito para evitar brigas com a atual por opção propria. Mas tem um problema vivo perigrinando de terreiro em terreiro para ve se consigo ao menos achar ou me identificar com a umbanda praticada naquele templo. A caminhada é ardua mas a vida vai me apresentar um. Por isso vou estudando e tentando nao me afastar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns meses? Que incomum isso... mas o plano espiritual sabe o seu tempo, não é? Meu conselho é que siga peregrinando e pedindo aos seus Guias que lhe mostrem uma casa na qual você possa servir de forma plena.

      Excluir
  4. Olá Claudio
    Sou leitora do blog e gosto muito da maneira como vocês abordam os temas por aqui, então em primeiro lugar parabéns a vocês que dispõe de seu tempo para se dedicar a levar conhecimento.
    O tema desta postagem me chamou atenção, primeiro por ser raro abordá-lo depois porque passei por isso rs.
    Conheci meu marido em um centro umbandista, ambos estávamos em desenvolvimento na época. Começamos a namorar, pois não havia nenhuma regra contra na casa e após um período tivemos muitos problemas com fofocas etc. Saímos da casa e frequentamos algumas outras ao longo de nossa jornada.
    Resumindo, 15 anos depois continuamos juntos, me tornei sacerdotisa há um tempinho e nossa casa está caminhando para seu segundo ano. Estou a frente dos trabalhos, mas conto sempre com ele ao meu lado como Cambone chefe. Não é fácil vivenciar duas situações com uma mesma pessoa, mas como você bem colocou não sou casada com o cambone, sou casada com o Pedro, dentro do terreiro ou em qualquer outra situação em que estejamos religiosamente envolvidos somos umbandistas e irmãos de fé.
    Apesar de ser dificil separar as duas vidas temos conseguido e nossa postura dentro da Casa é prova viva disso.
    Abraços
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Camila!!!
      A sua história e muito parecida com a minha... mais quem assumiu o terreiro foi meu Marido, e eu estou ao lado dele... tenho duas duvidas que estão me incomodando bastante, gostaria da sua ajuda e opinião assim como a do Cláudio Correia! Comecei a seguir o blog agora e estou amando...
      Vamos lá primeiro - Meu marido pode cuidar de mim do meu Orixá, ser meu selador de santo?
      Segundo. -Por sermos casados, Ambos podem ser Seladores na mesma casa?
      Vou explicar, a algum meses ele me colocou a frente a seu lado, como Mãe de santo, nunca fiz preparação para isto. E os filhos da casa já me chamam e respeitam como tal... Mais existe alguma regra para isto?...

      Excluir
    2. Oi Camila, tudo bem? Como está sua casa, que agora tem 5 anos? Quais foram os aprendizados? De fato se parar as duas vidas, pessoal e de dirigente, mas nada como o tempo e atenção para nos fazer melhorar.

      Excluir
    3. Oi Amanda, obrigado por ler o blog! Vamos lá:

      1- desde que ambos saibam separar as coisas (marido e mulher fora do terreiro, zeladores e zelados dentro do terreiro) e que este zelo não seja invasivo, não há problema algum.

      2- os dois podem zelar sim, sem problemas. Desde que você tenha foco em sua missão de cuidar da casa e desenvolver pessoas, tudo bem. O preparo é relativo, quem se acha preparado, nunca está. Saber-se sem preparo é sinal de prudência e está é uma qualidade essencial aos zeladores.

      Excluir
    4. Obrigada Cláudio!!! Me ajudou muito!!!
      Axé. :-D

      Excluir
  5. Meu namorado eh filho de santo e eu e ele n podemos mais namorar por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que podem! Mas saibam separar a vida dentro e fora do terreiro, assim vocês evitam dissabores.

      Excluir
  6. Um Pai de Santo pode se envolver amorosamente com um Ogan feito na roça dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas ambos tem que saber separar as coisas de terreiro das pessoais.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se um pai de Santo pode se envolver com uma Cambona de seu próprio terreiro ou se realmente é proibido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é proibido, mas é necessário ter maturidade da parte de ambos, assim evitam-se as confusões entre a vida pessoal e de terreiro.

      Excluir
  10. Conheço um terreiro que o pai de santo namorou um filho de santo e hoje ele é casado com outro filho de santo e tem irmãos de santo que namoram isso é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se todos levam numa boa e isso não atrapalha a vivência e desenvolvimento da casa, tudo bem.

      Excluir
  11. olá
    Me chamo Elis
    Tenho uma amiga que estou apaixonada por ela
    essa minha amiga frequenta centro de umbanda e candomblé
    Só ainda não sei se ela já é filha de santo
    Ela já descobriu que amo ela
    Porém ela diz se interessar somente por homens
    Mais ela aceitou continuar sendo minha amiga até depois de descobrir que estou apaixonada por ela
    Não quero fazer nada forçado para ela poder se interessar por mim
    Prefiro que ela venha naturalmente
    Queria saber se existe a possibilidade no caso dela
    Dessa minha amiga vim se interessar por mim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis. Tudo é possivel no amor, porém te aconselho a viver a vida e aproveitar as oportunidades que ela traz (pessoas, sensações be experiências). Se um dia a vida quiser que vocês fiquem juntas, assim será

      Excluir
  12. Bom dia! Cláudio Corrêa, meu noivo é iniciado a muitos anos, eu não sou ainda! Gostaria de saber se ele pode fazer algo por mim, ou ate mesmo as entidades dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol eu falo por experiência própria: cuide de sua espiritualidade com outro médium/zelador/entidade e mantenha seu noivo apenas como noivo. Isso evita confusão.

      Excluir
  13. Olá.
    Queria contar minha história e quem sabe uma explicação.
    Eu estava com uma pessoa a 4 meses, ele é dá umbanda,pai de santo. Sempre nos demos super bem, nunca brigamos. Eu sempre respeitei a religião dele e ele,nunca interferi em nada, pelo contrário até queria conhecer o centro, mas nunca tive a chance pois ele sempre dizia q n seria bom se eu fosse. Estávamos cheios de planos. Conheci família é tudo. No domingo q teria centro é o recolhimento dele é a festa de Ogum, uma coisa aconteceu. Quando foi na terça feira ele terminou comigo e disse que foram as entidades que deram uma ordem para ele se afastar de mim pois ele n estava se concentrando no centro. A mente dele estava também pensando em mim. E para eles era ruim. Estou muito triste, pois ele é a pessoa mais incrível que eu já conheci na minha vida. E eu não consigo entender o porque disso, estávamos cheio de planos e do nada isso acontece. E ele não pode mais ficar falando comigo nem ter contato. Ele disse que eu não fiz nada de errado, pelo contrário sempre fiz muito bem a ele, que ele gosta realmente de mim, mas ia avatar as ordens q foram dadas. Eu sou católica mas n prático.
    Você teria alguma resposta para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele agiu assim, mostra que não está preparado nem para ser pai de santo e nem para te namorar.

      Excluir
    2. É, estou abrindo meus olhos. Ele até hoje com essa mesma história já vai fazer 1 mês, que as entidades ordenaram, que não pode voltar atrás. E o pior q sonho com essa situação quase todas as noites.
      Outra pergunta é normal um centro umbanda não acreditar em Deus? Principalmente as entidades?

      Excluir
    3. Se a entidade não crê em Deus, mas em outro Criador que prega a bondade (mas não usa o nome Deus), tudo bem. Peça para que a entidade te explique no que ela crê e porque.

      Excluir
  14. Então,seria essa entidade dele que falou para ele terminar comigo.
    Enfim, tenho que aceitar essa escolha dele de terminar comigo e avatar as ordens da entidade.
    Obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A alguns dias meu namorado que agora é ex por ele terminou comigo por conta disso e ele disse que não podia mais ficar comigo e tal,a gente se gosta muito mais ele é da umbanda,até aí tudo bem por que eu aceitei super de boa e agora ele está nessa que não pode ficar comigo.
    E gostaria de saber se isso tem a ver com purificação pra ele entrar de vez e se depois de quanto tempo ele pode se relacionar de novo comigo?
    E mais uma coisa quando a gente dormia juntos ele dormia super de boa e quando não ele tinha pesadelo quando eu não dormia com ele,isso significa que eu sou boa pra ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia. Na Umbanda não exigimos que a pessoa se separe de seu parceiro por qualquer motivo que seja.

      Excluir
    2. Mais queria entender o porquê ele fala que não pode ficar comigo e me fala que não pode dizer o motivo por ter terminado comigo?
      E esse lance de quando a gente dormia juntos e ele dormia super de boa, isso é um bom sinal? Por que quando não estarmos juntos ele tinha pesadelo!

      Excluir
    3. Vai por mim, isso não tem nada a ver com terreiro. Ele deve ter motivos pessoais que, por algum motivo, não tem coragem de dividir contigo.

      Sobre os pesadelos, pode ser simplesmente pelo fato dele se sentir protegido ao lado de alguém, assim dorme tranquilo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. Pai Cláudio me ajuda o mais rápido possivel ..estou numa situação terrível. ..Meu "namorado" é umbandista ( pq as aspas pq ele me pediu em namoro mas n somos assumidos minha mãe sabe e a família dele n ) então ele é umbandista tem 17 anos e i santo dele não deixa ela namorar e ele me ama demais e ta sofrendo por isso ..eu não sou umbandista o que faço se o santo dele não quer ? O santo da minha amiga demorou a aceitar o namoro dela mas aceitou ...o santo dele nao pode aceitar?? Pq isso to sofrendo com ele hj é quinta dia de gira ...nas quintas ele n pode tranzar e acabamos que tranzando hj e ele ja foi casa de sentindo mal e ta com febre e o tio dele vai baixar um espirito e vai "acabar" com ele n sei como é complicado pq nem tudo eu entendo ..Não tem como ou algum ritual que possa me apresentar pra o santo dele e eu explicar o que eu quero e nos poderíamos namorae assumidamente ?? Me ajuda Pai Cláudio me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila. Sem rodeios de minha parte, porque vejo que você está aflita.

      1- Deus nos concedeu o livre-arbítrio, ou seja, a liberdade de fazer o que desejamos (e arcar com as consequências, sejam elas boas ou ruins).

      2- A relação médium/entidade é de parceria, não de escravidão. Um não manda no outro, pois são parceiros no desenvolvimento espiritual

      3- Visto isso, entidade nenhuma pode proibir você de fazer algo, muito menos um namoro.

      4- Não há ritual para "resolver" isso. Vá no terreiro e converse com a entidade

      Excluir
  20. Oi pai claudio preciso de ajuda eu namoro um homem casadoha 3 anos eu amo ele demais e dei q ele tbem gosta de mim.. Fizemosplanos de ficrmos junto um dia.. So q ele ha 2 anos se tornou ogan e dz q nao pode mais ficar comigo q nao quer mais e inventam todo tipo de desculpa p q eu desista dele. Mais ele tbem nao aguenta ficar sem mim.. Ele diz q ogan nao pode fazer dexo fora do casamento.. Eu sei q ele nao e feliz com a esposa dele e sinto q nao quer me deixar .. Mais devido a ser um ogan ele precere viver com ela pois ela e eked tbem .. Me da uma luz .. Eu amoo mais q tudo

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde bom eu sou casada recentemente somos do msm terreiro gostaria de saber guais as regras de q devo e não devo fazer fora de la com meu esposo tipo em casa ....relaçao intima e em nossa casa msm

    ResponderExcluir
  22. filhos de gira de roda não podem fica juntos.isso leva a quizila é o médium vai perdendo a mediunidade que tem em si. acontece em vários terreiro tanto faz de umbanda como candobler.irmãos de roda tem que ser restaita um ao outro.que pai oxalá abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Eu entrei para um terreiro e 5 meses depois meu marido entrou para o mesmo,em casa somos um casal no terreiro somos apenas irmãos..nao se beijamos n ficamos muito perto um do outro e falamos assunto sobre o terreiro o maximo que falamos lá e sobre nossa bebe que nos acompanha.... é o mínimo isso acontecer pois la e um lugar sagrado é so o casal ter um pingo de senso

    ResponderExcluir
  26. Cláudio Corrêa bom dia para o senhor sou um homem comum mas tenho todo o respeito pela umbanda inclusive estou afim de uma garota que e da Umbanda eu posso namorar com ela? gratidão 🙏🏽

    ResponderExcluir