Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

2 de out. de 2013

Por que a cabeça do umbandista é sagrada?

"Cada cabeça com a sua sentença", o Ori é sagrado!

Olá irmãos umbandistas, como vão?

Em nosso último texto, citei os principais erros que levam o namoro entre irmãos de santo à ruína. Dentre os tópicos, mencionei o colocar a mão na coroa do médium e um irmão nos pediu nos comentários para que falássemos mais sobre isso fora do contexto amoroso. Então mãos à obra!

Por que a cabeça é tão sensível e importante para o umbandista?

A cabeça é sagrada não só para o umbandista, mas sim para a maioria das crenças que conheço. Alguns exemplos: 

  • O sétimo e principal Xakra, o Sahasrara é situado no topo centralizado de nossas cabeças. Segundo a tradição indiana, é através dele que recebemos a iluminação divina, o Sahasrara é também responsável por regular toda a nossa energia. Seu mantra é o Aum que nos remete ao sânscrito Aum-Bandhã que é relacionado às origens da umbanda. Clique aqui e saiba mais;
  • Judeus e muçulmanos cobrem suas cabeças em sinal de respeito;
  • O mesmo vale para os católicos, de forma mais aguda os Franciscanos que raspam o topo de suas cabeças.
  • No Candomblé a cabeça dos filhos de santo recebem sempre atenção especial em todos os rituais;
  • A cabeça é símbolo de conhecimento, de comando, de aprendizado e elevação do pensamento, de aproximação com a  Inteligência Suprema, em outras palavras, Deus.
Voltando à Umbanda, Orixá significa Energia de Cabeça (falei mais sobre isso aqui), mais um ponto que confirma o sacramento da coroa (cabeça, ori) do filho de santo. Como a umbanda tem essa característica de contemplar qualidades de várias religiões, todos os argumentos acima são válidos também para a nossa liturgia.

Por que não devemos deixar as pessoas tocarem nossa cabeça?

Por representar o ponto de contato entre a gente e o astral, o ori deve ser preservado, evitando-se que quaisquer pessoas não autorizadas o toquem. quando digo quaisquer pessoas, eu falo sobre todas elas, independentemente de sua religião ou intenção.

Da mesma maneira que recebemos energias por nossa coroa, emanamos por nossas mãos ou objetos que empunhamos, além do fato de sermos um subproduto de nossas intenções, ou seja, emanamos energias íntimas, produzidas de acordo com nosso estado de espírito, por esse motivo se alguém ficar muito tempo tocando nossas cabeças há o grande risco do choque de energias, o que nos desestabiliza emocional,espiritual e até fisicamente.

É por isso que eu, enquanto Pai de Santo, evito ao máximo o gesto de erguer a mão sobre o ori de um filho, porque durante a gira estamos de coroa aberta para receber as vibrações dos orixás e é só da energia deles que o médium precisa, não a de outro encarnado.

Há momentos em que a intervenção do dirigente se faz necessário, pois o médium pode estar sofrendo de algum bloqueio, contudo julgo mais saudável que ele aprenda a vencer essas dificuldades sob uma supervisão mais distanciada. Médiuns mais maduros nascem assim.

Gostaram do texto? Concordam? Discordam? Deixem suas opiniões nos comentários!

Axé.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom e de extrema importância para qualquer umbandista. Porém ainda me restou uma dúvida: há algum problema se um guia, através de um médium, colocar a mão na nossa cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que pode fzr mal sim, pq já como dito no texto durante a gira ori está aberto e pode ocorrer um choque de energias

      Excluir
  3. Muito obrigado pela dedicação e respeito a minha dúvida. Há e outra coisa minha dúvida foi sanada. Muita luz aos seu guias. ;)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, 25 de dezembro de 2013
    Esta orientação é muito importante para quem está iniciando na umbanda.

    ResponderExcluir
  5. Namorei com uma filho de umbandista ele botava sempre a mão na minha cabeça
    Por que ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pORque ele queria subjugar você através de comandos mentais, provavelmente...

      Excluir
    2. Poderia explicar melhor ?

      Excluir
  6. Concordo e adorei a explicação do texto que serviu tanto para reforçar como orienta a quem está iniciando. Axé

    ResponderExcluir
  7. Concordo e adorei a explicação do texto que serviu tanto para reforçar como orienta a quem está iniciando. Axé

    ResponderExcluir
  8. Oi, sei que não tem nada a ver com o tema, mas é que a minha mãe foi em um Pai de Santo e ele mandou um recado pra mim. Disse que eu teria que tomar cuidado com o pau de sete cores, e que se eu entrasse, não teria mais volta. Gostaria de saber o que isso poderia significar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da explicação e estranhmente não sei desde quando e nem por que, eu não suporto que toquem na minha cabeça nem com as melhores intenções. Fico totalmente incomodada com isso. E sempre foi assim. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Estou me relacionando com um umbandusta e não compreendo o pq eu não posso passar a mão no topo da cabeça dele, e ele ainda me disse que só a mulher do barracão (mãe de Santo) pode fazer isso, acho injusto ja que ele diz que me ama, não entendo essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto explica o porquê.
      Abraços!

      Excluir
    2. Vai lá em cinae rekeia o texto. P jeito, não entendeu nada. Volte duas casinhas e leia novamente.

      Excluir
  11. Estou me relacionando com um umbandusta e não compreendo o pq eu não posso passar a mão no topo da cabeça dele, e ele ainda me disse que só a mulher do barracão (mãe de Santo) pode fazer isso, acho injusto ja que ele diz que me ama, não entendo essas coisas.

    ResponderExcluir
  12. Pode passar a mao p fazer um carinho,mas não pode fazer orações demoradas ,eu acho q é isso q ele quis dizer,
    Desculpem se estou equivocada.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!Na verdade venho até aqui para ter um esclarecimento sobre outra coisa,tenho 47 anos e a 24 anos sou Umbandista e tenho uma certa admiração pelo Candomblé tbm,mas desde os meus 23 anos q coloco roupa e me desenvolvo,ñ sei ainda todos da minha coroa,mas o q mais me preocupa e gostaria muito de saber qual ou quais motivos levam a isso...Minhas entidades vem ,incorporam,fumam e bebem,mas sinto uma tristeza muito grande,pois elas ñ soltam a fala na minha cabeça...Se alguém puder me esclarecer iria me ajudar muito,pois isso me entristece,pois gostaria de coloca-los na terra formosos.Desde já,agradeço! Meu nome é Leila.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma dúvida, o pai de santo que pegar na cabeça de um filho que está se preparando, e esse filho por algum motivo brigou com o pai de santo, ele pode fazer sua feitura com outro?

    ResponderExcluir
  15. Mesmo fora da gira, coma nossa coroa fechada, ainda sim ngm pode tocar? Mesmo a outra pessoa sendo umbandista? E nosso parceiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe, não sabemos como foi o dia da pessoa, como está energéticamente, e nem a intenção.

      Excluir
  16. Esse texto me ajudou muito a tirar minha dúvida sobre alguém por a mao na minha cabeça, porque eu sou filha de santo e não posso deixar ninguém por a mão na minha cabeça porém hj eu deixei minha sobrinha por a mão, só que eu tinha esquecido, que não podia aí fiqui com medo de acontecer alguma coisa. Principalmente de abrir meu corpo. 😪

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante!! E o que devemos fazer se formos vítimas de alguém que tocou rezou na nossa cabeça com péssimas intenções travestido de pregações evangélicas.

    ResponderExcluir
  18. Não concordo. Pois muitas bênçãos vem ao tocarmos a cabeça abençoando a pessoa em nome de jesus Cristo

    ResponderExcluir
  19. Quanto o a palavra Aum-Bandhã ter originado a Umbanda eu discordo. Umbanda e Kimbanda são de origem Bantu.

    ResponderExcluir
  20. Outro dia fiquei com uma pessoa da umbanda, já ficamos umas vezes . Eu passei a mão na cabeça dele , ele não achou ruim apenas que eu era a segunda pessoa a tocar na cabeça dele , q ele não deixava outras pessoas tocarem , devo me preocupar?
    Já que combinamos não have4 sentimento entre nós, e ele me deixar passar a mão na cabeça me preocupa um pouco.

    ResponderExcluir