Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

2 de out. de 2015

Como entrar para a Umbanda - Parte 1: as motivações

como entrar na umbanda

Muita gente tem me perguntado via mensagem em nossa página no Facebook sobre como entrar para a Umbanda, se há algum tipo de chamado, rito de iniciação etc.

Nos próximos artigos eu tentarei transmitir de direta e objetiva sobre o processo de ingresso na Umbanda, suas motivações, erros e consequências.

As motivações

Basicamente, como os guias nos dizem, há duas grandes motivações para que uma pessoa entre para a Umbanda: a amor e dor.

  • Entrando pelo amor: é a motivação mais gostosa e também a mais rara de encontrarmos entre aqueles que ingressaram na Umbanda. Quem chega à corrente umbandista por amor é aquela pessoa tem afinidade com a espiritualidade, mesmo sem saber o motivo, que sente o coração explodindo de alegria ao pisar no terreiro. Pessoas que entram pelo amor, tendem a entender melhor o propósito da Umbanda e dos orixás, porque são guiadas pelo amor e, teoricamente, não tem uma carga negativa a ser neutralizada, não possuem grandes problemas a serem resolvidos antes do início de sua jornada.
  • Entrando pela dor: significa que você não entrou por vontade própria, ou seja, veio para no terreiro por conta de alguma enfermidade física, mental ou espiritual. Significa que a vida o empurrou para o terreiro após você ter dado cabeçadas por vários lugares. O lado positivo é que a dor pode ser uma grande escola, ao passo que o fato de seu ingresso na Umbanda não ser vocacional, sua curva de aprendizado pode ser muito difícil, já que seus principais motivos para adentrar à corrente foram seus problemas e não a sua fé inata.
Ambos os caminhos tem pontos positivos e negativos, sem dúvida, e não há como eleger o melhor, até porque não há competição e também porque não importa a sua via de entrada, o que vale mesmo é o que você fará daqui para frente.

Mais adiante nós abordaremos os ritos de iniciação e a sua importância.

Axé!

Um comentário: